Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Buscar  
Downloads



Hora Certa




(83)9 8881-6566

Notícias Atualizadas
  • Mundo Cristão
    Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus
    Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

    Embora para os cristãos, o nascimento de Jesus, sua crucificação e ressurreição sejam fatos inquestionáveis, para muitos isso não passa de uma invenção. Mas, segundo a Arqueologia Bíblica, é possível provar tais fatos através de evidências.

    O arqueólogo e historiador, Rodrigo Silva, apresenta uma cópia de pergaminho do século 11, com os escritos de Tácito sobre Jesus Cristo. 

    Tácito foi um historiador romano muito importante do século 1. Ele  deixou registrada o que é provavelmente a referência mais importante sobre Jesus fora do Novo Testamento. 

    “Ele não apenas confirma que Jesus morreu nas mãos de Pôncio Pilatos, mas que coisas esplendorosas foram ditas depois de sua morte”, disse o arqueólogo ao apresentar também um testemunho do historiador Flavio Josefo. 

    Jesus existiu e foi crucificado

    Conforme Rodrigo Silva ressalta: “Flavio Josefo testemunhou pessoalmente a destruição de Jerusalém, no ano 70. Ele viveu na época dos apóstolos e escreveu que Jesus fez coisas maravilhosas, que foi condenado e que as pessoas da época diziam que ele ressuscitou”. 

    Apesar de muitos críticos afirmarem que os escritos de Josefo foram inventados pelos cristãos, o arqueólogo garante que todos os manuscritos já analisados por ele apresentam os mesmos textos. 

    Rodrigo também apresenta um desenho encontrado no Monte Palatino, na Itália, onde ficava o palácio de César, onde havia uma escola de meninos da família real. 

    “Naquela época, garotos picharam [desenharam] numa parede, um cavalo crucificado e um rapaz em posição de adoração. E escreveram em grego a chacota: Alexandre adora Deus”, mencionou ao explicar que crianças estavam zombando de quem adorava Jesus, o que prova que Ele realmente existiu e foi crucificado.

    Descobertas do primeiro século

    O pastor e doutor em Teologia, Bobby Harrington, também confirma a historicidade de Jesus e diz que os principais acontecimentos de sua vida foram corroborados por historiadores antigos, mesmo por aqueles que não eram cristãos.

    “Sabemos que os dois principais líderes que autorizaram a morte de Jesus, Caifás e Pilatos, eram pessoas reais e que viveram no local e tempo exatos que as Escrituras dizem e tiveram o papel exato que a Bíblia descreve. Nenhum historiador ou estudioso respeitado contesta esses fatos”, afirmou Bobby. 

    Sobre a verdade da crucificação, o pastor lembra que a ação foi amplamente descrita na literatura da época, mas foi somente em 1968 que foram encontrados os restos reais de uma pessoa crucificada em época e local semelhantes. 

    “Enquanto trabalhavam em Jerusalém, trabalhadores da construção civil descobriram uma tumba antiga. Dentro da tumba encontraram um prego em madeira com nós, perfurando um osso detornozelo. A descoberta foi datada do primeiro século”, disse. 


    Prego cravado no tornozelo de uma pessoa, exposto no Museu de Israel em Jerusalém. (Foto: Bobby Harrington)

    Fontes não cristãs comprovam a crucificação

    “Além da Bíblia, existem fontes antigas não-cristãs que nos dizem que a crucificação foi a forma como Jesus morreu. Estes incluem Josefo, Tácito e Luciano. Temos também outras fontes externas à Bíblia e aos cristãos, além de testemunhos antigos. Por exemplo, o respeitável Talmude judaico nos diz que foi assim que Jesus morreu. Existem fontes principais antigas e não-cristãs: Flavio Josefo, Tácito, Luciano e Mara Bar-Serapião”, reforçou Bobby Harrington.

    Sobre a tumba de Jesus

    Atualmente, no local onde estava a tumba de Jesus, existe a Igreja do Santo Sepulcro: “Desde 136 d.C., os cristãos identificaram o lugar onde acreditavam que Jesus foi crucificado e sepultado em Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída naquele local”, disse Bobby. 


    Basílica do Santo Sepulcro, na Cidade Antiga de Jerusalém. (Foto: Wikimedia Commons/Jorge Láscar)

    “Existe uma forte tradição histórica e arqueológica que demonstra que esta igreja foi construída no local certo. Foi facilmente identificado na época de Jesus pelos moradores de Jerusalém como Gólgota, que significava ‘o lugar da caveira’, conforme Mateus 27:33”, continuou. 

    “O local ainda era reconhecido [no primeiro século] quando o imperador romano Adriano reprimiu uma rebelião em Jerusalém — a Revolta de Bar Kokhba — e a transformou em uma cidade romana, chamada Aelia Capitolina. No processo, Adriano destruiu muitos dos locais religiosos”, disse ainda. 

    “Ele também construiu um templo ao deus pagão Vênus no topo do local tradicional do Gólgota, provavelmente num esforço para impedir que os cristãos se reunissem para adorar naquele lugar”, disse ao apontar que o arqueólogo Shimon Gibson deu uma descrição resumida desta evidência. 

    “Podemos supor que a situação exata do Gólgota foi transmitida de geração em geração entre os apoiadores de Jesus, mesmo quando o próprio local passou a ser escondido sob a calçada do Fórum e Templo de Vênus, em Aelia Capitolina, que foi construído depois de 135 d.C. para substituir as ruínas de Jerusalém. Isto fica claro a partir de Eusébio, um estudioso erudito que escreveu no final do século III, que observou que o 'Lugar da Caveira' ainda era 'apontado em Élia', no lado norte do Monte Sião, indicando que o conhecimento do paradeiro do Gólgota foi mantido desde 70 EC até seus dias.

    “Portanto, temos boas razões para pensar que o Gólgota era conhecido desde a época de Jesus e até a época de Eusébio (o historiador), no início dos anos 300. Então, na época de Eusébio, Constantino e os líderes do Império Romano construíram uma igreja naquele exato local”, disse Bobby. 

    Dentro do prédio da igreja, eles marcaram o local que acreditavam ser o túmulo de Jesus. Era para estar sob um santuário chamado Edícula dentro do prédio”, destacou. 

    A verdade sobre a ressurreição de Jesus

    Ao concluir, o Dr. Bobby mencionou um estudo e um livro enorme e altamente respeitado de NT Wright sobre as narrativas da ressurreição: “Ele termina o livro afirmando que o túmulo vazio e as aparições têm uma probabilidade histórica tão alta que é ‘virtualmente certa’, como a morte de Augusto em 14 DC ou a queda de Jerusalém em 70 DC”. 

    “Por muitos anos, Richard Swinburne foi presidente do departamento de filosofia da Universidade de Oxford. Ele é altamente respeitado por todo o seu trabalho acadêmico. Depois de rever todas as evidências e discutir todas as probabilidades, ele demonstrou, numa base estritamente fatual, que há 97% de probabilidade de Jesus ter ressuscitado dos mortos.

    “A minha oração é que você leve a sério todas essas evidências e se abra à presença do Espírito Santo de Deus, que o convencerá pessoalmente sobre essas verdades, se você permitir”, finalizou. 


  • Notícias
    Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio
    Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

    A palavra de Deus é poderosa e nunca voltará vazia”, disse Darrell Templeton, da MegaVoice. Darrell é um dos criadores da primeira Bíblia em áudio movida a energia solar.

    Conforme a Mission Network News, ele conta que recebeu testemunhos de parceiros da Igreja na Rússia, relatando que soldados russos encontraram Bíblias em áudio nos corpos de soldados ucranianos, mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia. 

    “Um soldado russo disse que os soldados ucranianos pareciam não ter medo de morrer e que eles pareciam ‘zumbificados’ por estarem ouvindo algo nesses dispositivos [Bíblia em áudio]”, contou. 

    Apesar da palavra soar estranha, o soldado parece se referir a combatentes que estavam totalmente concentrados em outra coisa enquanto enfrentavam a guerra. Nesse caso, estavam ouvindo a palavra de Deus. 

    “Eles acreditaram nisso. Tenho ouvido também e estou começando a acreditar”, um soldado russo confessou.

    ‘Oramos para que os soldados se convertam a Cristo’

    Darrell ainda disse: “A guerra não terminará tão cedo. No entanto, o Senhor cumpre seus propósitos em meio ao mal que o diabo planejou.

    “Ore para que os soldados que encontrarem Bíblias em áudio aceitem Jesus como seu Senhor e Salvador. E ore para que a MegaVoice possa manter os parceiros da igreja abastecidos com Bíblias em áudio”, pediu o missionário. 

    “A Bíblia diz que haverá guerras e rumores de guerras, e estamos vivendo nesses dias. Queremos estar ocupados garantindo que todas as pessoas, em todos os lugares, possam ouvir e compreender as Boas Novas em seu próprio idioma”, completou.

    A MegaVoice é uma organização que se dedica a levar o Evangelho para pessoas que não sabem ler através da Bíblia em áudio: “Nosso desafio é tornar a Palavra de Deus acessível a todos, especialmente em regiões onde a alfabetização representava uma barreira significativa”. 

    Em seu site, a organização revela que se viu diante de um grande desafio e que foram inspirados por Deus a criar um dispositivo revolucionário, compacto , movido à energia solar e à prova d’água: “É obra do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos”.


  • Notícias
    Fabiola Melo dá à luz o primeiro filho após 3 abortos espontâneos: ?Deus faz milagre?
    Fabiola Melo dá à luz o primeiro filho após 3 abortos espontâneos: ?Deus faz milagre?

    Na última quinta-feira (27), a influenciadora cristã Fabiola Melo compartilhou o nascimento de Efraim, seu primeiro filho com o marido, Samuel Cavalcante.

    O casal de pastores descreve o bebê como um milagre, devido ao tempo e o testemunho que geraram enquanto aguardavam a realização deste sonho.

    No Instagram, Fabiola gravou um vídeo com o marido e comentou: “A caminho do hospital conhecer o nosso milagrinho. Orem por nós. Está difícil controlar a emoção. Hoje é um dia muito feliz”.

    Efraim nasceu com 38 semanas e foi recebido com festa pela família no hospital. Após segurar o filho no colo, Samuel o consagrou ao Senhor:

    “A primeira coisa que eu fiz foi declarar e consagrar o Efraim para o Senhor. Antes de ser nosso, ele é de Deus”, declarou o pai no Instagram. 

    E continuou: “Como eu acredito nesse garoto, como eu já vejo ele sendo muito usado por Deus. Efraim será um solo bom e fértil e será muito amado. Um testemunho vivo que Deus faz milagre e muda a história”.

    Carol Melo, irmã de Fabiola, deu detalhes sobre a chegada do sobrinho. Em um vídeo, ela relatou: 

    “Fabiola está vivendo um sonho acordada. Foi algo tão esperado e tão desejado. Por causa das perdas, a gente criava expectativa e vivia o luto. Fabiola não evoluía na gravidez, não chegava nem a três meses. Então, não tinha chá revelação, não tinha quartinho. Então, viver aquelas fases que a gente nunca viveu, nos perguntávamos se era real”.

    “No centro cirúrgico, ela falava para as enfermeiras: ‘É meu mesmo? Eu sinto a sensação de que a mãe dele vai vir buscar ele a qualquer momento’. Ela falou para a minha mãe que parecia que a qualquer momento ela iria acordar. Então, se para a gente ainda é surreal, parece que estamos sonhando, imagina para ela”, acrescentou.

    “Estamos com o coração cheio de gratidão e vivendo um sonho. Sonhamos muito com isso, ela muito mais e o Sam, e está todo mundo celebrando de alegria”, testemunhou Carol.

    “É o quinto neto e eu estou muito feliz. Tem hora que a gente nem acredita que está acontecendo porque aguardamos muito por esse momento”, contou a avó do bebê.

    Promessa de Deus

    Antes de anunciarem a gravidez em outubro de 2023, Fabiola e Samuel compartilharam suas tentativas de engravidar durante dois anos e meio. 

    Nesse período, ela sofreu três abortos espontâneos e desenvolveu um quadro depressivo. Por isso, junto com os médicos, o casal decidiu tratar a saúde psicológica dela antes de fazer uma Fertilização In Vitro (FIV).

    O tratamento de saúde mental duraria cerca de sete meses. Enquanto isso, o casal estava aguardando para realizar o procedimento, planejado para ser feito em setembro do ano passado.

    Em uma viagem aos Estados Unidos, eles receberam uma profecia:

    Deus vai dar esse presente a vocês. O Senhor vai fazer, Ele está deixando vocês fazerem os planos de vocês, mas vai ser através dele”, relembrou Samuel na época.

    “Tudo certo para fazer a FIV e nós engravidamos antes”, disse Fabiola em seu canal no YouTube.

    No Instagram, ela compartilhou: “Nem sempre eu entendi os planos de Deus, mas eu nunca tive dúvida de que eles eram bons. Vamos ser papais. Depois de tantas tempestades vem aí nosso baby arco-íris para glória de Deus”.

    Durante a gravidez, Fabiola foi diagnosticada com um tipo raro de trombofilia e precisou aplicar injeções na barriga ao longo da gestação.

    No entanto, o casal não deixou de ser grato a Deus pelo milagre em suas vidas.

    “Nós passamos por tanta coisa e agora estamos vivendo dias melhores”, disse Fabíola citando o texto bíblico em Salmos 30.5: “O choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. 

    “Estamos nessa fase de nos alegrarmos. Toda honra e toda glória ao meu Jesus, que me vale mais do que todos os filhos que eu poderia ter. Como eu amo esse Deus bom, mesmo quando eu não compreendi os seus planos eu sabia que algo bom me aguardava”, concluiu.


  • Testemunhos
    Grávida de 8 meses sobrevive a enchente após ficar em geladeira no ES: "Foi Deus"
    Grávida de 8 meses sobrevive a enchente após ficar em geladeira no ES: "Foi Deus"

    Uma grávida de oito meses sobreviveu a uma enchente após se abrigar dentro de uma geladeira, na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo. 

    Na última sexta-feira (22), fortes chuvas atingiram a cidade, alagando rapidamente a casa de Elivanda de Souza Brandão, de 18 anos, onde mora com seu marido Rulian Dias Amaral, de 20 anos.

    No início da tempestade, Rulian foi até a residência de um vizinho que estava acamado e conseguiu salvá-lo, o deixando a salvo em cima de uma laje de outra casa.

    Neste momento, a água começou a invadir a residência do casal. "Eu só sabia chorar e gritar para o meu marido voltar para dentro de casa, pois a água estava subindo muito rápido. As coisas estavam tombando. Eu gritava por socorro", contou Elivandra, em entrevista à TV Tribuna.

    Quando voltou, a água já batia no peito de Rulian. Então, ele, que é pedreiro, teve a ideia de colocar a esposa grávida dentro da geladeira.

    "Foi a hora que ele tirou tudo da geladeira e me colocou dentro para me tirar de casa", disse a mãe.

    E o pai explicou: “A geladeira era a única coisa que boiava dentro de casa, nada mais”.

    Rulian empurrou a geladeira pela água, enquanto nadava ao lado, em uma tentativa de salvar sua família.

    "Eu estava chorando, desesperada. O meu esposo foi nadando, empurrando a geladeira e segurando a mão. Eu fiquei com medo da geladeira virar", lembrou Elivanda.

    Orando por proteção

    Após percorrerem cerca de dois quilômetros, a grávida acabou caindo da geladeira. O casal conseguiu nadar na correnteza e subiu em uma laje para sair da água. Eles passaram seis horas no local até um grupo de barco passar e resgatá-los. 

    Para a mãe, não há dúvida de que eles sobreviveram por uma intervenção sobrenatural do Senhor.

    "Foi Deus. Minha barriga pesava, a correnteza estava muito forte, mas eu só pedia a Deus para a gente sobreviver e hoje estamos aqui. Foi um milagre, eu não canso de repetir", testemunhou ela.






Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Peça sua Música

  • fabiano
    Cidade: cruz do Espirito Santo
    Música: VOZ DA VERDADE PRA QUE
  • LENILZA FREITAS RIBEIRO
    Cidade: PETRÓPOLIS
    Música: raridade
  • rhamon e janaina
    Cidade: santa rita
    Música: depois do culto - samuel mariano
  • Irmã Graça
    Cidade:
    Música: Voce é especial
  • joelma
    Cidade: Duque de Caxias Rio De Janeiro
    Música: Sarah Farias Deixa eu te usar
  • Rejane oliveira
    Cidade: João Pessoa
    Música: A hora do milagre
Publicidade Lateral





Estatísticas
Visitas: 73270 Usuários Online: 1


Agenda



Nenhum Evento cadastrado







Copyright (c) 2024 - Rádio A Porta - Todos os direitos reservados